Mathieu Le Roux             |         English below

1- Grande grupo adora startup e vai fazer de tudo para que aquela que atue no ramo dela fique bem pequena, fofinha e inofensiva para sempre.

Tem pouca coisa que me irrita mais do que a hipocrisia da grande empresa que oficialmente lança programa de mentoria/incubação/coworking, mas ao mesmo tempo faz tudo para complicar o acesso ao seu mercado para os novos players, com a cumplicidade dos políticos. Todo mundo quer inovar em grande corporação, mas ninguém admite que o objetivo das startups é comer o bolo desses players instalados. Hilton não tinha como colaborar com Airbnb, Taxi com Uber ou Globo com Facebook… O grande grupo quer participar da onda de inovação mas se a inovação mata o negocio dele, ai não vale mais. Financiar coworking, incubadora e hackathon é lindo. Fazer lobbying para proibir whatsapp, atrapalhar fintech de entrar no seu mercado ou criar imposto especial para serviço novo como Netflix, menos… CEO adora startup na fase inofensiva, mas na hora do perigo, vai correr para os políticos pedindo proibição. Ter noção disso cedo ajuda o fundador a não perder tempo.

2 – Visitar o Vale do Silício é turismo, não tem nada a ver com inovação.Inovação nasce principalmente quando a cultura da empresa autoriza indivíduo a se atrever a falar alto uma ideia maluca, e ter liberdade de experimentar sem arriscar perder o emprego ou aquela promoção. A fabrica da Tesla é linda, mas nunca transformou ninguém em Elon Musk. Achar que visitar Vale de Silício vai te inspirar ideias inovadoras é igual visitar gorila no zoológico e achar que vai curar a sua calvície.

3 – A maioria dos mentores para “startup” e “inovação” não tem experiência nem com startup e nem com inovação.

Quem sabe faz, e geralmente tem noção que, como dizia Confúcio: “A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.” As pessoas mais experientes geralmente são aquelas que te passam conselhos com maior humildade, e cheia de precaução. Aquele que te explica com autoria o que fazer, sem nem perceber que toda situação é diferente geralmente nunca criou nada parecido ao que você esta tentando construir. Os que ousam se chamar de “mentor especialista de inovação” geralmente não são, e os que são, não ousam se chamar assim.4 – Business Plans de startup de mais de 12 meses não servem para nada.

Uma startup por definição nasce sem business model definido. O que precisa prever são os custos para sobreviver os 12 primeiros meses. Tempo suficiente para ver se 1/algum usuário se interessou e 2/tem como fazer dinheiro com este interesse de uma forma escalável. Se o investidor lhe faz uma pergunta sobre o fluxo de caixa de novembro do 4° ano, fuja.

5 – Design Thinking é legal, mas Product Coding é melhor. Se o time de fundadores da startup sabe fazer brainstorming e estudo de mercado mas precisa de ajuda externa para construir uma landing page, eu recomendo pular fora. No Vale do Silício, a piada fala que para avaliar “early stage startup” você acrescenta 300k por programador no time, e tira 500k por MBA… No nascimento do projeto, todo mundo deve estar focando na experiência de uso, construindo o produto ou recuperando feedback de usuário para prototipar o próximo feature. O resto é perda de tempo.

6 – Um “ serial entrepreneur VC” vale dez “McKinsey VC”.

Ex McKinsey são pessoas muito espertas e articuladas, mas a experiência deles é de estratégia de grande empresa, com mercados estabelecidos e reflexo de “big player”. Na hora de resolver o seu problema de recrutar um CTO, fechar um deal “na raça” ou reinventar seu business model novo, procure sempre o intuito de quem já passou por isso, e tem a humildade proporcional a quantidade de cicatrizes. Não é para falar mal de McKinsey, afinal 1 “McKinsey VC” continua valendo 10 “ Banqueiro VC”. Um VC que ja passou pelas dificuldades das operações sabe que não é facil. E só isso ja vale Ouro.

7 – Quem guarda o projeto da startup secreto não vai em lugar nenhum.

Quando o fundador de startup me explica que não pode revelar a ideia dele porque “ainda não esta pronta”, eu penso “coitado”. Primeiro que se ele esperar “ficar pronto” para lançar, ele nunca vai lançar. Segundo que o mais importante na fase inicial de um projeto é coletar feedbacks sobre o problema que você quer resolver, seu pitch e sua proposta de valor. Guardar isso pra você é simplesmente idiota. Enfim, se realmente sua ideia for boa, tem altas chances que 10 empresas estão tentando ataca-la ao mesmo tempo, e quem constrói o melhor dialogo com usuários potenciais ou ativos vai executar melhor, então fale da sua ideia para qualquer pessoa que quer te ouvir. E se sua avó não entendeu o que sua startup faz, você tem um problema de pitch, não ela.

8 – Historia de nascimento de startup é tudo storytelling para virar conto de fada.

Não acredite nas historias oficiais, o próprio Mark Zuckerberg, longe da versão do filme de Hollywood, teve que ser convencido por um amigo a abrir a conta bancaria do Facebook porque ele não achava que ia dar certo. Ebay não foi criado para completar a coleção de distribuidores Pez da namorada do fundador… e até a Apple não nasceu numa garagem“A História é um conjunto de mentiras sobre as quais se chegou a um acordo.” Napoleon Bonaparte.

9 – Se o seu único objetivo for ganhar dinheiro, escolhe outra carreira, sério.

Juntar um time para criar uma startup é extremamente difícil, convencer um primeiro cliente é extremamente difícil, levantar fundos é extremamente difícil, crescer é extremamente difícil, encontrar o business model é extremamente difícil, e chegar em um ponto que alguém queira comprar sua empresa é a tarefa mais difícil de todas. Então se o seu objetivo é $, faça trainee num banco que as chances são bem melhores. Ou junte-se a uma startup que ja achou o caminho. No IPO de Facebook, mais de 1000 funcionários viraram milionários de um dia para o outro. E o 1000° funcionario contratado no Facebook ganhou mais no IPO do que 90% dos fundadores de startups do Vale que conseguiram um “exit”. Startup é uma aventura, mas é o jeito mais difícil e menos garantido para se aposentar rico.


Esse artigo foi escrito por Mathieu Le Roux, cofundador da Le Wagon Brasil, escola de programação para empreendedor. Ja fui VC, reporter, caixa de supermercado, executivo de startup, mensageiro de palácio parisiense, empreendedor e professor de tennis, mas não nessa ordem.

                                                                                 ENGLISH


9 truths no one will tell about startups…and that I am only sharing because no one knows where my Mum lives 

1- Big Corporations love startups and will do everything they can to make sure that those startups in their field shall remain small, cute and harmless forever.
There are only a few thing that make me lose it as much as the hypocrisy of old businesses that while under the spotlight launch innovation programs offering mentoring/acceleration/co-working/free beer, but, at the same time, behind the scenes, lobby hard to prevent any new player access to its market, with politicians’ complicity. Everybody wants to innovate in traditional big business, but no one seems to admit publicly that the very objective of a truly ambitious startup is to eat your cake, not help you make it fancier. Hilton could never have collaborated with Airbnb, taxis with Uber or NBC with Facebook. Traditional business is caught in the fear of missing out on the trendy digital innovation just as long as its own bottom line is not affected. Financing co-working spaces, incubators and hackathons is nice. Lobbying to prohibit Whatsapp, prevent fintechs entering your field or creating a special tax for new services like Netflix, way less nice…CEOs love the “garage startup”, but when a gigantic transformer robot comes out of the garage, that start stealing customers, they run towards politicians to beg for regulation. Every startup founder should keep that in mind from the start and focus on building the robot.
2 — Expeditions to Silicon Valley is tourism, plain and simple.Innovation is born out of a company culture that allows members to express loud the crazy ideas freely, and gives him or her freedom to experiment without risk losing the job. Tesla’s factory is beautiful, but never turned anyone into Elon Musk.Thinking that visiting Silicon Valley will make you innovate is the same as visiting a gorilla in the zoo and hoping it will help stop you going bald.
3 — The majority of mentors for “startups” and “innovation” have never had experience with neither startups nor innovation.Those who know do.
They also generally have an idea that, as Confucio said, “Experience is a lantern hanging on your back. It only sheds light on the path you already took.” The most experienced people usually give you advice in the most humble and cautious manner. The ones which are the most confident in their own advice, with no perception of the fact that every situation is different usually never created anything close to what you’re building.The ones daring to call themselves “innovation mentors” usually aren’t, and those who are would never dare calling themselves that.
4 — Startup Business Plans of more than 12 months are just BS.
By definition, a startup is born without a business model. What you need to plan are costs to survive the first year. Enough time to assess if 1/some users got interested and 2/ there is a way to turn this interest into revenue in a scalable way.If a potential investor asks you about the cash flow hypothesis in the fourth year’s third quarter, run.
5 — Design Thinking is cool, but Product Coding is cooler.
If the founding team of startup is really good at design brainstorming sessions but needs help setting up a landing page, I recommend you jump off… In the valley, the joke goes: “to value an early stage startup with just a team, you add $300K for every programmer in the team… and take off $500K for every MBA.”.At early stage, every single founder must be focused on user experience, either helping build the product or getting feedback to prototype the next feature. The rest is just a waste of time.
6 — One“ serial entrepreneur VC” is worth Ten “McKinsey VC”.
Ex-McKinsey are always very smart and articulate minds, but in most cases the only experience they have is of designing established players’ strategies in big old markets. When the time comes to convince the crucial CTO to join a team of two founders, close a deal at any cost or pivot your business model, always look for the intuitive gut feeling of someone that already did the trick, with the humility proportionate to all the scars that came with it. But I don’t want to trash talk McKinsey, at the end of the day One “McKinsey VC” is still worth Ten “Banker VCs”.A VC that came from the experience track of entrepreneurship knows how hard it is first hand. And just that is worth gold.
7 — If you keep your startup project a secret, you’re going nowhere… fast.
When a startup founder explains to me that he can’t reveal the idea because “it’s not ready”, I think “poor guy”. First because if he has to wait for the thing to be ready, he’s never going to launch. But most importantly, because the most crucial thing you need at first is gathering feedbacks about the problem you try to solve, about your pitch and the appeal of your solution, way before it is even ready. Keeping it to yourself is just nonsense. And if the idea is really worth it, chances are you already have ten competitors working on the very same thing and the race will be won by those able to build the best dialog with potential users. So I recommend you talk about your idea to every f**ing single person you engage a conversation with.And if your grandmother didn’t get what your startup does, you have a pitch problem, not her.
8 — Birth stories of famous startups are all storytelling to create fairy tales.
Don’t believe the official history, even Mark Zuckerberg, far from the confidence of his character in the Hollywood movie, had to be convinced by a friend to open a bank account for (the)facebook because he was not sure it would get anywhere. Ebay was not created to complete the founder’s girlfriend’s Pez dispenser collection… Apple wasn’t even born in a garage!History is a set of lies that we decide to agree upon.” Napoleon Bonaparte. Don’t waste your time mimicking fake fairy tales.
9 — If your only objective is to get rich, choose another career, seriously.
Gathering a team to create a startup is extremely difficult, convincing a first customer is extremely difficult, raising funds is extremely difficult, growing 3 digits per quarter is extremely difficult, finding a business model is extremely difficult, and reaching a point where an exit opportunity to sell your company for a good price is the hardest of all. So if you’re in all of that for the $, enroll in a trainee program in a Bank because your chances are way higher. Or join a startup that seems to be on track to something great. At Facebook’s IPO, more than 1000 employees became millionaires overnight. And the 1000th employee at facebook made more money there than 90% of Silicon Valley startup founders who managed to have an “exit”.Startup is an adventure, but probably the hardest and least guaranteed path to a retire rich.

This post was written by Mathieu Le Roux, cofounder of Le Wagon Latam, a coding bootcamp for entrepreneur. I have been a VC, a reporter, cashier in a supermarket, startup executive, bellboy in a Parisian palace, entrepreneur and Tennis teacher, but not in that order.(Translated with the help of Diego van Dyk)